Portugal é o país europeu com menos disparidades regionais no PIB per capita

Comentário Ld: como em qualquer sociedade, existem factos e existem mitos. Daí a importância dos números para distinguirmos uns de outros. A acreditar no estudo, o discurso do tipo “Portugal é só Lisboa” não tem adesão à realidade. O nosso grande problema é que, como país, estamos muito longe da média europeia. Nem chegamos a 80% da mesma! Para melhorar a nossa situação, é preciso conhecer bem a realidade e canalizar esforços para o que realmente interessa.

 

Portugal é, a par da Finlândia, o país europeu onde há menos diferenças regionais em termos de riqueza produzida por cidadão. Isto de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Eurostat.

Segundo o gabinete europeu de estatísticas, o PIB per capita (PPC) em Portugal fixou-se, em 2018, em 77% da média europeia. Este foi o quarto ano consecutivo em que a riqueza produzia por cidadão por terras lusitanas ficou a tal distância face à média europeia.

Portugal registou, a par da Finlândia, o rácio mais baixo da Europa entre as regiões com PPC mais alto e as regiões com PPC mais baixo, ou seja, é o país europeu com menos disparidades regionais (1,5 pontos). Do outro lado da tabela, aparecem a Roménia (com um rácio de 3,6 pontos), a Polónia e a Eslováquia (3,3), a Hungria (3,2), a Irlanda (3,1) e a República Checa (3).

O Eurostat nota, além disso, que em 2018 o PIB per capita regional variou entre 30% da média europeia na região francesa de Mayotte e 263% da média europeia no Luxemburgo. Depois do Luxemburgo, as regiões europeias onde foi criada mais riqueza produzida por cidadão foram: o sul e o leste da Irlanda (210% da média europeia), Bruxelas na Bélgica (203% da média europeia), Hamburgo na Alemanha (197% da média europeia) e Praga na República Checa (192% da média europeia).

Em Portugal, o PIB per capita regional varia entre os 65% do norte e os 100% da área metropolitana de Lisboa.

No que diz respeito ao PIB por cidadão empregado, os dados variam entre os 35% registados na região centro sul da Bulgária e os 235% registados no sul da Irlanda. Em Portugal, o PIB por cidadão empregado fixou-se em 74%.

 

Fonte: Eco.pt, editado por Pedro Duarte

Portugal é o país europeu com menos disparidades regionais no PIB per capita

 

Share this post